sexta-feira, 9 de março de 2012

Raízes Culturais

Raízes Culturais: tudo a ver com a minha história, com a sua história
e a história de cada um de nós! 

“Me conta a sua história fala dos seus amores e dos seus desenganos
conta pra mim seus desejos o sonho escondido que não realizou”
Me  Conta a Sua História - Musica de Roberto Carlos

           

            Quando estava pensando em escrever o texto sobre Raízes Culturais e a relação que este princípio tem com a história de cada pessoa, lembrei de uma musica do Roberto Carlos cujo nome é “Me conta a Sua História”.
            Cada um de nós tem uma história para contar sobre a sua vida, que envolve o seu passado, o seu presente e a sua expectativa sobre o futuro. E esta história é única e jamais se repetira.
             Então, quando nos referimos as Raízes Culturais estamos nos referindo à nossa própria história.
            Toda história tem um começo, um inicio e, para que esse começo não seja esquecido, é necessário que esta história seja resgatada e preservada na nossa memória, para que possamos, a partir dessa base, assimilar as mudanças do presente e as que ocorrerão no futuro.
            E ai, cada vez mais eu percebo que para entendermos o presente devemos conhecer o passado e que talvez seja impossível compreendermos as transformações, o desenvolvimento, as mutações que ocorreram na nossa vida se não conhecemos o ponto de partida.
            Em se tratando de Raízes Culturais, conforme já destaquei em outro texto sobre este principio, dois fatores são de fundamental importância para a compreensão da necessidade de se manter viva as nossas Raízes Culturais: a identidade e a memória.
            E assim como na música do Roberto Carlos, que fala dos nossos amores, desenganos, tristezas e sonhos, que nos identificam e fazem parte da nossa história, o que vai formar a identidade de uma pessoa, serão suas atitudes e costumes que o distingui entre os demais indivíduos e que o levará ser reconhecido dentro de uma determinada sociedade.
            O conhecimento da nossa identidade e o que nos diferencia em relação aos outros, quando falamos de comportamento e atitude, naturalmente vai sendo construída a partir de indagações sobre "quem sou eu”.
            Ao fazer esta pergunta vamos nos conhecendo e entendendo as mudanças pelas quais fomos passando. E esse entendimento a de vir do conhecimento das nossas Raízes Culturais.
            Daí a grande importância de saber como foi o inicio: nossos pais, avós, bisavós e como as transformações foram ocorrendo e quais foram às etapas dessa evolução ou transformação.
            Faz parte do desenvolvimento humano a necessidade de se conhecer, desvendar a vida para saber que é e qual o seu papel na vida e na sociedade.
            Até porque, muitos de nossos comportamentos e atitudes podem ser explicados pelas nossas raízes.
            E onde entra a memória em Raízes Culturais?
            O suporte fundamental da identidade é a memória, E a construção da memória, por sua vez, está diretamente relacionada ao sentimento de identidade.
            A memória é o que sustenta a identidade de um individuo, pois é ela que guarda todas as informações pessoais, sociais e coletivas relacionados à suas Raízes Culturais.
            Então é possível afirmar que, sem memória não há identidade. E que, portanto, identidade e memória estão essencialmente ligadas, um depende do outro para a continuação e evolução.
            E a memória das nossas Raízes Culturais precisa ser alimentada para não se perder com o passar dos anos alterando significativamente a nossa identidade.
            A consequência mais grave de não ter consciência das nossas Raízes Culturais talvez seja a facilidade com que as perdemos.
            Muitas situações do mundo atual, especialmente as transformações avassaladoras que vão se sucedendo, mudam substancialmente o modo de vida e o comportamento das pessoas comprometendo as suas Raízes Culturais.
            O que acontece quando as raízes são cortadas? A pessoa se desorienta e perde a razão de viver.
            Como alimentar a memória das nossas Raízes Culturais?  
            Em dezembro falando sobre o nosso 12º Principio na Rádio Cultura AM 1.110, apresentei uma dica de trocar os enfeites tradicionais de uma arvore de Natal por fotos dos nossos familiares numa reunião familiar. E, conforme as fotos fossem colocadas, fosse contada a história de quem estivesse na foto.
            Esta celebração das nossas Raízes Culturais seria uma excelente oportunidade de reavivar a nossa memória e transmitir para as novas gerações, filhos e netos, quais as Raízes que contribuíram para a formação da nossa identidade.
            Outra forma de reavivar a nossa memória, seria a lembrança do aniversário dos nossos antepassados.
            Os japoneses têm uma data especial para celebração aos mortos. É o feriado do Obon, quando o povo relembra seus mortos. As pessoas visitam o túmulo da família para limpá-lo e comunicar fatos novos, como nascimentos e uniões.
            Esta celebração japonesa aos mortos, ou até mesmo de aniversário de quem ainda está fazendo parte das nossas vidas, como pais, avós e bisavós, demonstra um cuidado especial com as Raízes Culturais para que sejam sempre vivas e continuem a frutificar ainda hoje.
            Quanto mais concretas e numerosas forem as forma de reavivar a memória das nossas Raízes Culturais, mais vamos enriquecendo a trama das ligações entre o passado e o futuro que dão todo o sentido a nosso presente.
            Quem não vive as próprias Raízes Culturais não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as Raízes Culturais nos dão legitimidade.
            Me conta a tua história que eu contarei a minha. Quanto mais eu falo de mim, mais eu me conheço.

Esse texto foi escrito por Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador Regional AE em Santa Catarina
Edson Gazeta
Amor Exigente de Passos-MG

2 comentários:

  1. Esse é nosso primeiro texto postado, mesmo estando no mês referente ao terceiro princípio. A leitura faz parte de nossa capacitação.

    ResponderExcluir
  2. boa noite solicito contato se possivel 35 999611996

    ResponderExcluir